terça-feira, 17 de outubro de 2017

Tragedia no rio doce

Tragedia

Espécies da bacia do Rio Doce possivelmente impactadas:Segundo o Ibama, a análise de toda a área atingida pelos rejeitos de minério da barragem mostra que pode chegar a 400 o número de espécies impactadas.
3 espécies de plantas ameaçadasDe 64 a 80 espécies de peixes28 espécies de anfíbios4 espécies de répteisDe 112 a 248 espécies de aves35 espécies de mamíferos
Total: Entre 246 e 398 espécies
A situação mais extrema é a das espécies de peixes. Segundo o laudo, o Rio Doce tinha onze espécies ameaçadas de extinção, incluindo quatro definidas como "Criticamente em Perigo". Dessas, duas são endêmicas, só existem no Rio Doce, e portanto podem desaparecer. Ao todo, havia 12 espécies endêmicas na área afetada. Esses peixes são os que mais estão em perigo.
O texto também chama a atenção para três espécies de plantas ameaçadas da região que foi soterrada pela lama: o jacarandá-cabiúna, a braúna e o palmito. Segundo o Ibama, a lama causou a destruição de 1.469 hectares de mata nativa, incluindo áreas de preservação permanente (APP).
No caso de espécies de aves ou mamíferos, o relatório acredita que os animais terão maior chance de sobrevivência, por terem facilidade de mobilidade. Porém, ainda assim o dano foi grande. "Provavelmente as populações de animais de porte reduzido foram dizimadas naqueles locais onde as margens foram tomadas pela onda de lama", diz o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário